domingo, 31 de outubro de 2010

REFLEXÕES SOBRE MINHAS APRENDIZAGENS NO 4º SEMESTRE

No 4º semestre foram desenvolvidas as interdisciplinas de :
- Representação do mundo pela Matemática;
- Representação do mundo pelas Ciências Naturais;
- Representação do mundo pelos Estudos Sociais;
- Seminário Integrador IV
Neste semestre todas as interdisciplinas foram muito interessantes e proveitosas, pois tudo que aprendia, aplicava com meus alunos. Foram bastante atividades práticas envolvendo as interdisciplinas de Ciências, Matemática e Estudos Sociais.
Na interdisciplina de Matemática, estudamos a valorização do lúdico tanto quanto a importância do material concreto em sala de aula. Aprendi e realizei bastante atividades que deram aos meus alunos mais clareza e sentindo na mesma.
Na interdisciplina de Ciências, foi trabalhodo a importância da preservação do Meio Ambiente, a partir de atitudes diárias e simples, como a separação do lixo na escola. Foi mostrado a cada aluno que cada um é responsável por aquilo que faz e se cada um colaborar o mundo será cada vez melhor.
Na interdisciplina de Estudos Sociais estudamos a linha do tempo, alguns alunos não sabiam o dia, mês e ano em que nasceram, então trabalhamos com a certidão de nascimento. Foram feitos trabalhos envolvendo mapas da casa até a escola. As aprendizagens foram bastante significativas e prazerosas, tanto para com meu aluno como para mim.
No Seminário Integrador , tivemos que fazer a nossa linha do tempo, relembrei acontecimentos de minha vida que há muito tempo havia esquecido, meus pais muito me ajudaram , digo também que foi uma das atividades mais significativas nesta minha trajetória do PEAD.

Nenhum comentário: