quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O MÉTODO CLÍNICO APLICADO EM MEU QUERIDO FILHO DIMÍTRIUS

Método Clínico de Piaget

Registro e análise das provas:

1)DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Dimitrius
Idade da criança: 6 anos
Série: 1° Ano
Data da prova: 20/05/2009
Duração: 20 minutos
Observadores: Carla Rosane Maus e Graziela Maria Maus
Prova: Conservação do número

2. Descrição do contexto da aplicação da prova (onde foi realizada a aplicação, condições do local, etc):
A prova foi em minha casa, o meu afilhado, Dimitrius, é filho da Graziela. O lugar foi na cozinha e, ele amou os desafios que lhe foram feitos. Inclusive quando terminou o teste ele queria mais perguntas e, dissemos a ele que faríamos outra prova com água num copo, e isto foi o que acalmou o menino. É incrível o quanto ele gosta de responder as perguntas e, muitas vezes até fazia colocações, de tão à vontade que estava. É um aluno muito curioso.

3. Relato da aplicação da prova (dialogado):

Igualdade inicial:
Foram colocadas sete bolinhas de massa de modelar, do mesmo tamanho (verdes) em uma linha diante do menino e foi pedido que fizesse a mesma coisa com as bolinhas amarelas que lhe foram entregues (7 no total) e perguntado:
─Já terminou?
─ Sim. (respondeu o menino)
─ Nós temos a mesma quantidade?
─ Sim! (respondeu o menino)
─Como é que você fez?
─ Fiz igual ao teu, fui colocando na frente das tuas. (respondeu o menino)
─Como é que tu sabes?
─ Fácil, só coloquei na frente da tua!
Elogiei o menino e disse: ­-- vamos adiante?

Linhas espaçamento
Igualdade inicial:
Não foi preciso corrigir o menino, pois ele colocou o número igual, e foi perguntado a ele:
─ Tem a mesma quantidade de bolinhas, ou mais em alguma das linhas?
─ Tá igualzinho. (respondeu o menino)
Transformação:
Foram espaçadas as bolinhas verdes fazendo com que nas extremidades das duas linhas não coincidissem e perguntado ao menino:
─ E agora, temos mais ou a mesma quantidade de bolinhas nas duas linhas?
─ Tem a mesma, pois, tu não tirou nenhuma, só ficou maior porque tem espaço. (respondeu o menino)
─Olha como esta linha é maior. Outra criança me disse, ao contrário, que havia mais porque a linha é maior que a tua. Quem esta certa, tu ou a outra criança?
─ Eu, porque tu não colocou mais bolinhas, só deixou maior a fila por causa do espaço que tu fez, eu sei contar e, tá igual. (respondeu o menino)
─ Se eu colocar como antes, nós teremos a mesma quantidade de bolinhas, ou não?
─ Mesma coisa, tu não tirou nenhuma. (respondeu o menino)

Círculos e espaçamento
Igualdade inicial:
Foram colocadas somente seis bolinhas verdes em círculos e a mesma quantidade de bolinhas amarelas ao redor, em correspondência termo a termo.
─Tem a mesma quantidade?
─ Sim a mesma. (respondeu o menino)
Transformação:
Foram espaçadas as bolinhas do circulo exterior (amarelas)
─ Tem a mesma quantidade ou mais bolinhas amarelas?
─A mesma coisa. (respondeu o menino)
─ Mas uma criança me disse que tem mais porque o circulo é maior.
─ Não, tem a mesma coisa, só estão longe uma da outra, tu não colocou e nem tirou nenhuma bolinha. (respondeu o menino)
Retorno:
─ Agora, deixei como antes, nós temos a mesma quantidade, ou não?
─Sim, só ficou tudo pertinho. (respondeu o menino)
─ Tem certeza?
─ Sim, já contei. (respondeu o menino)

Cifras aproximadas
Igualdade inicial: (voltou a igualdade inicial em fila)
─ Se eu colocar como antes, nós teremos a mesma quantidade de boliinhas, ou não?
─ Sim.
Foi escondido uma das linhas e pedido ao menino para ele contar as bolinhas amarelas.
─ Tu podes adivinhar quantas bolinhas tem na outra linha?
─ Tem sete. (respondeu o menino)
─ Como tu sabe?Tem a mesma quantidade de bolinhas nas duas linhas ou tem mais em alguma das partes?
─ Eu contei as verdes e as amarelas e eram iguais, então tem também sete. E tu não tirou nenhuma.
Foi pedido que o menino contasse as bolinhas.
Ele disse que tinha sete nas duas.


Quanto às condutas da criança
O menino Dimitrius estava gostando de fazer a atividade. Sua reação primeiramente foi de curiosidade. Quando começamos a realizar a prova ele achou muito fácil e, seu interesse continuou.
O Dimitrius deu respostas corretas e não foi influenciado por contra argumentos, pois tinha certeza que nas duas filas tinha a mesma quantidade de bolinhas.
O Dimitrius consegue fazer a correspondência termo a termo e consegue fazer a operação lógica.
Ele, com certeza já, está no período pré-operatório. Ele consegue assimilar a idéia da conservação de quantidade, sem tantos recursos concretos.
A construção da capacidade de reversibilidade do pensamento assinala o ingresso nas operações concretas. A criança torna-se, então, capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real.
Está no inicio da construção lógica, pois não necessita tanto de materiais concretos para entender conceitos e utilizá-los no dia-a-dia.


Quanto às intervenções do experimentador:
A mãe do menino, também professora não falou em nenhum momento, apenas fez anotações, estas que estão aqui.

Nenhum comentário: