segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MEU PLANO DE AÇÃO SOBRE AS DIFERENÇAS E O PRECONCEITO RACIAL

Como fiz meu planejamento com uma quarta série, com 28 alunos, alunos esses que estão na pré-adolescência, tive que preparar as atividades para que fossem interessante e que surtissem realmente algum efeito em suas vidas. Nesta turma tenho dois alunos negros e os outros são de origem alemã e italiana.
Como estava trabalhando sobre os imigrantes alemães, italianos, portugueses e negros no RS, resolvi então fazer meu planejamento sobre as diferenças que haviam também na sala de aula.
Iniciei com a caixa de papelão com um espelho dentro e ali cada um tinha que abrir a caixa e, só depois que todos se olhassem pedi a eles que falassem o que viram. Aqueles menos tímidos disseram que viram a coisa mais linda do mundo, foi uma atividade muito divertida.
Depois fomos para uma sala onde havia um grande espelho e, pedi a eles que se olhassem e, depois todos sentaram em circulo e preencheram uma ficha sobre si, respondendo perguntas como: sua cor preferida, nome dos pais, sua cor, cor dos olhos, animal que mais gosta... Em sala de aula foi dado uma folha, para que ali cada um desenhasse somente seu rosto, como foi visto no espelho e, que depois cada um se pintassem, como realmente se vê. Esta foi uma atividade bastante interessante, pois uma das alunas negras fez até seu cabelo com as trancinhas com tic tac e, realmente se pintou de preto. Resumindo em outros trabalhos antes propostos a mesma se desenhava de loira. .
Após todas essas atividades, foi feito uma leitura sobre suas fichas e houve também bastante risadas e entrosamento, cada uma queria mostrar o que tinha feito, todos os trabalhos foram expostos na sala de aula.
Como estava trabalhando sobre os imigrantes, formei grupos e pedi que cada grupo escolhesse uma etnia e que juntos fossemos a biblioteca e, que assim cada um iria pesquisar sobre a mesma. Após cada grupo fez cartazes sobre sua escolha. Depois apresentaram para o grande grupo, falando sobre os hábitos e costumes que cada povo trouxe para o RS.
Outra atividade era trazer recortes de revistas e jornais sobre os costumes de cada povo, que foram colados num grande mapa do RS.
De todo esse trabalho, o que para mim foi de maior valia, foi perceber o interesse de meus alunos em buscar informações sobre si e sobre o outro, eles souberam respeitar as diferenças não só de cada povo, como também as diferenças existentes dentro da sala, e acima de tudo valorizar a identidade de seu colega e sua história de vida.
Como escreve Marilene Pare em seu texto: Auto-imagem e auto-estima na criança negra. “Que é de fundamental importância um olhar na multiculturalidade existente em nossas salas de aula e em especial com os de etnia africana”. Precisamos dar oportunidades para eles expressarem sentimentos muitas vezes contidos por falta de oportunidade.
Utilizei muito a abertura de debates para colocarem suas ansiedades, suas alegrias, seus sofrimentos Em, tudo isso trazido das convivências de cada um com suas famílias, ou seja, o aluno trazendo sua herança, a ancestralidade falada de forma sem preconceito. É sabido que somos iguais na equidade e, torna-se importante levarmos em consideração o respeito mútuo e a história de cada um, respeitando as pessoas como um todo e não como um meio ou fim.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Grazi,

Imagino que você deve ter desenvolvido uma atividade bem significante com seus alunos, muito criativa e divertida também. Gostei que você destacou o aprendizado dos seus alunos, mas eu gostaria de saber também qual foi o seu aprendizado desenvolvendo esta atividade com eles.

Um abraço
Márcia Caetano
Tutora