domingo, 30 de maio de 2010

REFLEXÕES SOBRE MINHAS APRENDIZAGENS

Segundo Paulo Freire, antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras, é preciso ensinar a ler o mundo. A metodologia deve levar o aluno a aprender a pensar sobre o mundo, sobre a realidade, tornando-se um ser crítico, autônomo e atuante.
O aluno traz consigo uma bagagem hereditária, cultural de experiências de vida muito particulares. Tem interesses, conhecimentos e expectativas próprias. Tem necessidades orgânicas e afetivas. Precisa desenvolver-se, tornando-se capaz de atuar por si mesmo, construir a história do seu desenvolvimento de sua inteligência e do seu EU. A construção do eu é um processo inacabável.
Seu processo de maturidade e desenvolvimento deve ser respeitado. O desenvolvimento do autoconhecimento só se efetivará se sua experiência pessoal e suas descobertas forem valorizadas, se sua relação com o conhecimento se der sem tensões, se a cultura e seu grupo forem respeitados.
O aluno não é um produto, nem um objeto. Ele é um reprodutor do saber. Precisamos admitir que pessoas não são ensinadas, só aprendem na relação com o meio, construindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca.
Ele é o construtor do conhecimento, por isto é importante resgatar o desejo e o prazer em aprender.
O professor é o profissional que, na sua prática, interfere e problematiza situações para que o aluno construa o conhecimento, relacionando conteúdos e vivências.
O professor deve ser um investigador e um pesquisador. No seu trabalho, as perguntas são tão ou mais importantes que as soluções. O professor deve valorizar as experiências doa alunos e proporcionar um ambiente estimulador e dasafiador.

Nenhum comentário: