domingo, 16 de maio de 2010

A importância dos animais

Na semana do dia 10/05, comecei a trabalhar sobre os animais e, fiquei impressionada o quanto os meus alunos sabem especificamente sobre o que eles nos fornecem, o quanto dependemos deles para comermos, para nos vestirmos, para a questão do afeto também. Colocarei então um texto coletivo onde meus alunos realmente participaram para a realização do mesmo.

Os animais
Os animais são muito importantes em nossas vidas porque eles nos trazem alimentos como:
-leite, carne( porco, frango, boi, peixe, ovelha, coelho...)
-ovos, bacon, mondongo, mel, linguiça, queijo, nata, mortadela...
Com sua pele e pêlo fazemos:
-tapete, cinto, jaqueta, blusão, luva, moleton, sapato...
Tanbém usamos os animais para transporte e o esporte: cavalo, hipismo, rodeio, charrete, carroça, carreta...
Alguns animais ajudam a limpar o meio ambiente como a minhoca, o sapo e a lagartixa.
Por isso tudo devemos respeitar os animais.
Turma 31
O que eu penso sobre este trabalho coletivo que estamos fazendo:
A proposta para que ocorra a verdadeira alfabetização é partir do que cada uma sabe e oferecer oportunidade de reflexão e prática até chegar à leitura e escrita competentes, pois o domínio do código escrito é uma aquisição cognitiva e, cada um é capaz de construir seu conhecimento. É essencial o contato com textos de diferentes tipos e o incentivo a escrita / mediado pelos temas trabalhados e suportado por materiais auxiliares (palavras cruzadas, os jogos com palavras, as fotos e recortes de gravuras de jornal, os exercícios mimeografados,...). As condutas metodológicas ligadas a uma série de habilidades e de hábitos escolares, auxiliando o desempenho e concorrendo para a aquisição da autonomia. O processo específico de ler e escrever se desenvolve a partir de uma situação coletiva.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Grazi!
Revise esta postagem com base nas orientações para os registros no blog-portfólio.
Lembre-se que este espaço deve priorizar o registro das TUAS APRENDIZAGENS, em relação às práticas pedagógicas e aos estudos do/no PEAD.
Abraços, Cátia