domingo, 23 de maio de 2010

A importância da pesquisa

" As arquiteturas pedagógicas não se confundem com as formas adotadas nos livros didáticos, que, via de regra, apresentam demandas cognitivas elementares na forma de exercícios repetitivos, fechados e factuais. As arquiteturas pressupõem aprendizagens protagonistas. Com a orientação do professor, requerem-se do estudante ação e reflexão sobre experiêncis que contemplam na sua organização pesquisas, registros e sistematização do pensamento. O mesmo princípio se aplica aos professores, embora o âmbito de ação e reflexão seja de outra natureza. A ação dos professores tem como exigência a pesquisa, o registro e a sistematização ao planejar e avaliar as experiências de aprendizagem para seus alunos." Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância. cap. 2, página41, de Marie Jane Soares Carvalho, Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes.
Percebo que venho planejando minhas aulas com toda a bagagem que a UFRGS me ofereceu neste percurso, tanto que na semana passada comecei a trabalhar no laboratório de informática com meus alunos, e vi o quanto é importante a descoberta de diferentes meios de aprender, quero dizer, sair da "mesmice", tentar inovar, para que realmente a aprendizagem se torne rica e de valor. Continuarei minha reciclagem e pesquisa, para obter sucesso nas minhas aprendizagens e de meus alunos.

Nenhum comentário: