sábado, 26 de junho de 2010

A educação e o conhecimento

A educação é um instrumento de apoio e paz, justiça social e o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas. É a forma de garantir que o ser humano chegue ao conhecimento e, assim, possa libertar-se, tornando-se um ser atuante e crítico.
O ato educativo pode ser interpretado como ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade. O conhecimento é a representação da realidade vivida, é o meio através do qual, o homem pode pensar e analisar criticamente a situação, contextualizando e estabelecendo causas e consequências dos fatos. Pode de posse do conhecimento optar, encaminhar soluções, transformar.
O conhecimento não vem somente na bagagem hereditária ( concepção apriorista ) ou observado, ou adquirido, ou aprendido ( concepção empirista ). O conhecimento, na verdade é a construção para a qual concorre tanto a bagagem hereditária, quanto o meio, mas que se concretiza na ação do sujeito.
Paulo Freire concebe o conhecimento como algo que envolve a totalidade da experiência humana. O ponto de partida é a experiência concreta do indivíduo em seu grupo, em sua comunidade. Por isto, a educação é acima de tudo, um ato político.
Para Paulo Freire ao aproximarmos as crianças dos conhecimentos da comunidade elas podem tranformá-las e, assim, modificar a sociedade onde vivem. Esse é um trabalho de cidadania, de democratização do ensino.

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