quarta-feira, 21 de abril de 2010

DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM SALA DE AULA

Na semana do dia 05/04 até o dia 09/04, tive que direcionar meu planejamento para a discriminação racial, pois na reunião com os pais que tivemos, uma mãe disse para mim que seu filho não estava querendo vir mais a aula, pois tinha um menino, seu colega, que o estava chamando de negrinho sujo e de macaco, foi então que comecei a trabalhar as diferenças, com textos, com diálogos em círculos, trabalhei o corpo humano, comparando uns com os outros, como: cores da pele, cabelos, olhos... Surgiram várias falas como: devemos respeitar uns aos outros porque para Deus somos todos irmãos, professora não fui eu, pois ele é meu melhor amigo... O menino que o chamava de negrinho nem um momento falou, mas tenho certeza que todo o meu trabalho surtiu efeito em todos, pois percebi que até hoje não houve nenhuma reclamação em relação a discriminação racial e outros tipos de discriminação.
A emenda 11.645/2008 onde obriga que todas as escolas tenham que trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena, infelizmente não é cumprido, penso que isso deveria acontecer na integra, precisando haver mudança no currículo, devendo incluir em nosso planejamento pedagógico todas as etnias que compõe a nossa sociedade, sendo assim durante o ano devemos trabalhar a história e valorização do índio, negro, alemão, japonês, etc.
Para que nossas crianças e jovens se orgulhem de suas etnias e preciso trabalharmos a construção das identidades étnicas/raciais, pois toda vivência cultura, situada em meio a uma pluralidade e o reconhecimento de sua identidade.
É de fundamental importância um olhar na multiculturalidade existente em nossas salas de aula, em especial no ético/africano.Ainda muito presente que deve ser explicitado da expressão cultural segundo Boykin( 1983 – 1986 ).

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Grazi!
Teu relato da proposta que trabalhaste em sala de aula está claro, porém é fundamental que o foco principal de teu registro seja as TUAS APRENDIZAGENS, e estas não ficaram muito claras. Deves retomar este registro e refletir sobre quais foram as tuas aprendizagens.
Abraços, Cátia