quarta-feira, 21 de abril de 2010

A FUNÇÃO DE CADA PESSOA DENTRO DA ESCOLA

Na semana do dia 12/04 até 16/12, meus planos de aula envolveram a escola (espaço físico, a função de cada um dentro da mesma, foi feito maquete, entrevista...), mas o que mais me chamou a atenção, foi quando perguntei qual serei a função da diretora dentro da escola e, um aluno respondeu que era: dar o sinal, cuidar do recreio, abrir o portão e mandar nas crianças), realmente percebi que a criança sabe aquilo que vê e observa. Logo depois de toda a conversa fomos saber então qual seria a função da secretária, bibliotecaria, supervisora, merendeira, servente, diretora... Quando a diretora respondeu qual era sua função, falei para a mesma o que eles tinham dito, ela achou bastante engraçado e concordou com eles, pois ela também disse que precisava fazer isso, pois tinhamos falta de funcionários, então ela precisava ajudar, não adiantava ela ficar de braços cruzados e, ficar só reclamando, era preciso todos ajudarem uns aos outros e que só assim a escola daria certo.
Através de suas pesquisas, Inhelder, Bovet e Sinclair (1977, p.263) afirmam que: “Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade”. “A novidade trazida pela aprendizagem e a continuidade garantida pelo desenvolvimento” (BECKER, 2001a, p.25-6). Eis a definição de aprendizagem numa concepção interacionista.
Mais importante do que considerar exclusivamente as condições específica do sujeito ou do objeto, como explicação da gênese do conhecimento, é a capacidade do sujeito de estabelecer relações entre o novo e o velho, a capacidade para assimilar o novo e acomodar (transformar) o velho, produzindo sínteses indefinidamente renovadas.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Grazi!
Conseguiste perceber que teus alunos aprendem muito pela observação das situações que vivenciam no espaço escolar.
Eis uma aprendizagem especialmente importante para nós professoras: o que é aprender e como se aprende!
Teu registro apresenta argumentos teóricos, porém é fundamental identificar a referência completa ao final do registro. Sabes como Fazer isto? Se tiver dúvida consulta o material disponível em: http://peadsaoleopoldo.pbworks.com/f/citar.pdf
Abraços, Cátia