sábado, 16 de janeiro de 2010

Projeto de Aprendizagem e Web 2.0

Acredito que o que diferencia o PA dos projetos desenvolvidos em sala de aula é que o primeiro é mais complexo e exige a interação virtual entre os sujeitos através de blogs, wikis etc.E nesse o professor não tem o resultado previsto dos acontecimentos ele vai sendo tecido por todos os envolvidos através da mediação, as atividades são realizadas em cooperação e supera a visão escolar linear e tradicional.
Trabalhamos PA no enfoque da Web 2.0 através da utilização de wikis, blogs e redes sociais que possibilitem a troca e interação entre os sujeitos virtualmente.Há a possibilidade de interação e problematização para a produção de conhecimento científico.E o sucesso de um PA está no momento em que provoca mudanças significativas no que os alunos sabiam antes de iniciá-lo.

Um comentário:

Unknown disse...

Querida Grazy,
E muito bom poder acompanhar as aprendizagens que esta realizando com o estudo proposto no Seminario Integrador. Apenas destaco que uma das diferenças entre os PAs e os projetos pedagogicos e que o primeiro parte do interesse particular de cada aluno. Apos o levantamento individual dos interesses, os alunos buscam formar grupos por aproximaçao de interesses.
Em relaçao aos passos que voce fala das arquiteturas pedagogicas, lembro que esses sao os passos de um PA.
Um grande bj e bom estudo,
Jaque Picetti