sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LIBRAS UMA NOVA E IMPORTANTE APRENDIZAGEM PARA MIM

Nunca tive a experiência de conviver e conhecer uma pessoa surda. Somente agora na nossa aula de Libras e que tive o prazer de conhecer a nossa professora Janaína, o que foi para mim uma enorme satisfação, pois ali naquela aula aprendi um pouco sobre o surdo, pois para mim tinha a concepção que todo surdo era mudo, posso até dizer que por pura ignorância não sabia que o surdo não é mudo. Aprendi até me comunicar através da língua brasileira de sinais.
Os surdos são pessoas que compreendem e interagem com o mundo através de experiências visuais, se manifestando através de uso da língua brasileira de sinais.
Hoje eu sei que para se comunicar com uma pessoa surda é necessário olhar em seus olhos, se possível desenhar, escrever ou até mesmo dramatizar, sempre com muita calma, não sendo preciso gritar. É preciso utilizar bastante a expressão corporal e facial, percebi isto na aula da professora, que muitas vezes entendia o que ela falava através da sua expressão corporal e facial.
Os aspectos da cultura surda que eu acho importante saber para que eu possa interagir com pessoas surdas é, antes de tudo, saber que os surdos são pessoas que interagem, que são pessoas capazes e nunca inválidos. Surdez não é uma deficiência, mas uma cultura.
Saber que a cultura surda é o jeito do surdo entender o mundo e de modificá-lo para que se torne acessível e habitável ajustando-os com suas percepções visuais, para contribuir para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas.
Tentar conhecer aos poucos, o que é para mim muito difícil, mas bastante desafiador, a língua brasileira de sinais.

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Olá Grazi,

A interdisciplina LIBRAS está encantando muitos de vocês.... e proporcionando outros olhares para a questão da surdes. Eu fiquei curiosa, você aprendeu a se comunicar com os surdos apenas observando a professora Janaína ou leu algum texto que discute essa questão? Qual texto?
E o que você quis dizer ao afrmar: "Surdez não é uma deficiência, mas uma cultura." Você poderia desenvolver essa questão?

Aguardo sua resposta
Um beijo
Márcia Caetano
Tutora

Márcia Caetano disse...

Grazi, fiquei super feliz em encontrar as suas postagens. Continue assim....

Beijo,

Márcia Caetano
Tutora