quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aula Presencial do dia 21 de outubro

Tivemos esta aula e, foi muito significativo para mim como se desenvolveu, com muitas "trocas" , reflexões e atividades propostas pelas professoras Dóris e Sitra-mara, entre as atividades, cito: Uma folha contendo opiniões de adultos que estão se alfabetizando e, podemos através dos "discursos" lidos trazer a tona algumas idéias do texto de Regina Hara_ Alfabetização de adultos: ainda um dasafio.3.ed. São Paulo: CEDI,1992. E, assim fazer representações das necessidadades dos educandos para ser possível dar início ao processo da alfabetização, respeitando assim, o contexto histórico sócio-cultural do aluno, assim, também lembrando aprendizagens significativas do Video que assisti: "A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva Freiriana". Na aula foi nos apresentado um "norte" para podermos alfabetizar com: investigação de interesses, tematização (as palavras num contexto social) e, tudo para que com a problematização se busque as soluções nos conflitos de interesse. A aquisição da escrita deve ser intrinsicamente ligada ao empoderamento político, lembrando sábias colocações de Paulo Freire.

2 comentários:

Luciane Machado disse...

Grazi, que ótimo que a aula presencial da Ejs e diática trouxeram momento de reflexão, e bem lembrado os conceitos que direcionam(norte) para a alfabetização.Conforme as falas e exemplosvocês, puderam identificar os conceitos(investigação, tematização e problematização).Você menciona o autor Paulo Freire, mas não traz nenhum pensamento, seria importante complementar a sua postagem e fletir sobre ela, e trazer falas de Paulo Freire que estão no texto de Giroux,sobre a alfabetização proporcionando leitura crítica do mundo.Bjs.

Leonardo Porto disse...

Prezada Graziela,

vamos tentar fazer poisatagens em vários dias? E vamos tentar seguir as regras para as postagens? Vou lembrar-lhe delas:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.