sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COLABORAÇÕES IMPORTANTES DE PAULO FREIRE PARA NOSSAS APRENDIZAGENS E PRÁTICAS

COLABORAÇÕES IMPORTANTES DE PAULO FREIRE PARA NOSSAS APRENDIZAGENS E PRÁTICAS

É de extrema importância, nós professores, sabermos destes ideais de transformação e elucidação deste teórico tão respeitável, em todo o mundo, que é Paulo Freire.
Freire faz uma abordagem da alfabetização, como: uma relação dialética dos seres humanos com o mundo, por um lado e, com a linguagem e com ação transformadora. Assim, a alfabetização como fundamento necessário à ação cultural para a liberdade, aspecto essencial do que significa ser um agente individual e socialmente constituído. Não podemos ter a idéia que a alfabetização é apenas uma habilidade técnica a ser adquirida. Muito de nossas práticas está envolvida de que o ato de ler e de escrever é somente adquirido com uma “boa metodologia”, e, muitas vezes, não respeitando a bagagem cultural do indivíduo que é a busca maior que é pela sua inserção na sociedade Alfabetização para Freire; um projeto político onde todos afirmam seu direito e responsabilidade não apenas de ler, compreender e transformar suas experiências pessoais, mas também de reconstituir sua relação com a sociedade mais ampla. Para Freire, alfabetização é parte de um processo pelo qual alguém se torna autocrítico a respeito da natureza historicamente construída de sua própria experiência.
Contribuições muitíssimo importantes de Paulo Freire e Donaldo Macedo. É importante apresentar a alfabetização como um construto histórico e social tanto para absorver o discurso da dominação, quanto para definir a pedagogia crítica como uma forma de política cultural. A alfabetização crítica como precondição para o empowerment individual e social. Professores se enganam, acreditam na que opção política, de militância e ficando comprometidos com um trabalho já são suficientes para superar as dificuldades de competências no ensino de ler e escrever. E, acreditam que até com leitura de manuais sejam suficientes para enfrentar os desafios metodológicos impostos na sala de aula. Isto é um engano! Para que ocorra a verdadeira alfabetização é preciso sistematizar experiências dos educandos e procurar criar as condições necessárias ao avanço do conhecimento.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Grazi,

Sua síntese sobre a colaboração de Paulo Freire para a aprendizagem e práticas está muito bem estruturada. Contudo estou sentindo falta de um relato sobre o que você construiu como aprendizagem a partir das leituras do texto do Paulo Freire. É importante destacar como você chegou a essa reflexão.

Estarei aguardando seu retorno.
Beijocas
Márcia Caetano
Tutora