sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ASSUNTOS DA PRIMEIRA AULA PRESENCIAL

Na primeira aula presencial de Linguagem e Educação, foi feito um trabalho de grupo e, nós ganhamos uma folha contendo um pequeno texto que tinha três palavras grifadas, para reflexão que eram: autoria/ expressão e interlocução _ para o desenvolvimento da criatividade e autonomia.
Então, já no primeiro trabalho escrito pude fazer um relato que acho importante e destaco como aprendizagem.
“ É preciso considerar as condições socioculturais para “apropriar-se” das diferenças de linguagem e, assim respeitar as demais formas de falar e escrever. São os “desafios contemporâneos”.
Precisamos entender que as condições de produção do discurso – o contexto de uso da linguagem, o lugar do qual falamos, o interlocutor – interferem na seleção do conteúdo (o que dizer) e das estratégias do dizer (como dizer).
Falar sobre múltiplas linguagens e não associá-las ao discurso pedagógico é impossível, pois o mesmo está em função das demandas culturais e sociais de cada época. Através do discurso são apresentados os “bons métodos”, as “boas leituras”.
__Até que ponto isto beneficia a nossa prática pedagógica? Precisamos, nós professores, ter mais autoria, expressão, ser interlocutor, ter mais autonomia em nossa prática pedagógica.
Antes de tudo é preciso considerar as condições entre linguagem e grupos sociais, respeitando as relações socioculturais entre os sujeitos.
A escola promove a hierarquia de excelências, onde aquele aluno no decorrer de seu desenvolvimento não atinge as propostas de aprendizagem e nem desenvolve as habilidades e competências exigidas, então, sob os julgamentos e classificações no âmbito do discurso é designado ao fracasso. Isto não promove o desenvolvimento de ninguém.
A escola enfrenta o desafio de incorporar ao currículo essas demandas sociais e culturais, é era das interlocuções mais amplas. “


Referências: A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais (Dalla Zen; Trindade, 2002).

3 comentários:

Márcia Caetano disse...

Olá Grazi,

Querida, esta reflexão está fantástica, você apresenta todas as estruturas de uma postagem no blog. Teoria, reflexão sobre a teoria e realidade, seu posicionamento diante disso, o seu aprendizado. Estou muito orgulhosa!!!
Mas eu não poderia deixar de colocar uma perguntinha pra ti.
Sua idéia foi modificada após ler esse texto? Em que sentido?

Beijinhos
Márcia Caetano
Tutora

grazypead disse...

Querida professora, o que mais reconheci neste texto foi que sem me posicionar como aprendiz do meu aluno, reconhecendo sua condição sócio-cultural e, valorizando as linguagens diversas não serei mediadora do processo ensino-aprendizagem, pois as pesssoas Lêem o mundo antes das palavras e, se expressam dentro de sua condição de vida precisando de liberdade e da interlocução mais amplas, gerando assim o conhecimento e, possível transformação social.

grazypead disse...

Sem dizer que é preciso se apoderar do conhecimento, para si, então, assim será significativo o ensino-aprendizagem,