quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A alfabetização de adultos

Durante o ano de 2003, tive o privilégio de trabalhar com jovens e adultos. Confesso que no começo tive muito medo, pois nunca havia trabalhado até então com os mesmos. Com o decorrer do tempo, pude perceber que eles eram muito inseguros e que eles precisavam de mim para tudo, não era muito diferente das crianças, os mesmos tinham seus anseios e aflições, pois tinham medo de não conseguirem ler, interpretar e calcular, pois muitos deles somente sabiam fazer cálculos mentais. A maioria demonstravam muito interesse e garra para tudo que lhe era proposto. Com o tempo foi criado um elo de ligação muito forte entre nós, cada um deles contava um pouco de sua história de vida, seus problemas, tristezas e alegrias. A maioria trabalhava e mesmo nos dias de chuva e frio, lá estavam eles, prontos para aprender. Tenho certeza que o aprendizado foi mútuo, pois levei um pouquinho de cada um e deixei um pouco de mim para cada um. Espero poder retornar a trabalhar na EJA, só estou esperando meus filhos crescerem um pouco mais. Pois é um trabalho que só enriquece nossos saberes e fazeres enquanto educadores, pois trabalhar com adultos é bom demaaaaiiiiiiisssssss!!!!!!!!

2 comentários:

Denise_tutora disse...

Olá Graziela ... fico feliz que você tenha tido essa maravilhosa experiência de ter trabalhado com EJA, realmente é uma experiência enriquecedora.
Acredito que todo profissional da educação, deveria trabalhar com educação infantil e EJA, são duas experiências riquissímas. Abraços,Denise.

Geny disse...

Querida aluna Graziela Maria Maus!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Sua última postagem foi em 16/12/08, mesmo assim li e gostei de seus registros, Os registros são muito importante para a sua trajetória acadêmica. Se for possível retomar as suas postagens, ficarei grata!
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS