quinta-feira, 24 de julho de 2008

Meu projeto de estudos sociais

Este trabalho de estudos sociais é um projeto que ainda está em andamento, por isso vou publicar o mesmo com algumas fotos sobre a visitação na Casa do Imigrante.

Você considera como conteúdos, conhecimentos e organização curricular exclusivos para ensinar e aprender estudos sociais e formulação EU, FAMÍLIA, BAIRRO, MUNICÍPIO, ESTADO...?


Antes de ingressar na escola, a criança observa e pergunta, procurando sanar suas curiosidades sobre os fenômenos sociais e naturais que a cerca. Dentro da escola ela amplia, reformula, revê e sintetiza essas noções que construiu e constrói de forma espontânea. É uma construção progressiva que vai ocorrendo à medida que o aluno aprende especializar acontecimentos sociais e naturais de forma cada vez mais genérica, considerando dimensões de tempo cada vez mais amplas. Por isso esta seqüência dos conteúdos Eu, Família, Bairro, Município, Estado... é um referencial bem importante, mas não é somente estes temas, podendo ser abordado outras temáticas em diferentes perspectivas, levando em consideração a realidade dos alunos, seus interesses e questionamentos.

Os Estudos Sociais no currículo escolar é de suma importância, pois leva a criança a conhecer o meio social em que vive, bem como as transformações da natureza e da sociedade pela ação do homem. Desenvolve conhecimento histórico, ajuda na formação cultural, desenvolve habilidade e torna a criança um ser mais crítico em sua fase de crescimento. Desenvolve habilidades de observar, interpretar, e analisar a realidade a partir de sua dimensão espacial, tendo a qualidade de vida como parâmetro de valor e de perspectiva de mudança.

Estudos Sociais faz o elo entre a criança e sua necessidade de entender e compreender a sociedade em que está, assim como contribui para dar substância ao conhecimento.

Estudos Sociais desempenha um papel relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do aluno e suas relações entre o meio em que está inserido.

O ensino de Estudos Sociais tem como objetivo promover um ensino atualizado, de qualidade, crítico, integrado ao da sociedade, procurando envolver o aluno de maneira criativa e dinâmica, dentro e fora da sala de aula. Por isso é preciso desafiar as crianças e estabelecer relações em situações vivenciadas a fim de que os conteúdos tenham aplicabilidade na sua vida. É preciso ter em mente que a lógica da criança é diferente da do adulto.

Quanto ao planejamento, desenvolvi atividades de noções espaciais e temporais, trabalhei com eles a história de suas vidas, através da linha do tempo, pesquisa e entrevista com suas famílias. Agora estou trabalhando a história do bairro, fomos na Casa do Imigrante, visitamos uma parte do bairro, fizemos algumas pesquisas com moradores mais antigos, fizemos algumas pesquisas na internet; agora queremos ir na biblioteca pública e na prefeitura para fotografar fotos antigas do bairro e acontecimentos ; está sendo um projeto bastante interessante, pois meus alunos querem descobrir mais e mais, percebi que eles estão aprendendo se divertindo, aprendendo com prazer.Depois de muitas leituras, atividades e reflexões, práticas ema sala de aula e fora dela, me levaram a mudar minha concepção pedagógica, minha prática tornou-se mais significativa, pois antes eu não tinha conhecimento sobre tempo e espaço da criança, não pensava ser tão significativo e importante. Agora minha prática esta voltada para a realidade e os anseios dos alunos, tornando-a tanto para mim como para meu aluno extremamente desafiadora e prazerosa.






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