segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM DE LUDICIDADE

RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM-LUDICIDADE-GRAZIELA MAUS

Durante o semestre, na interdisciplina Ludicidade e Educação, uma importante dúvida me inquietou: Qual o papel da atividade lúdica na aprendizagem?
Eu, como professora atuante e , ao ler o texto: “Sala de aula é lugar de brincar? “ de Tânia Ramos Fortuna; encontrei respostas, ampliando assim, minha visão crítica em relação a essa questão.
Inicio, fazendo algumas colocações: percebo que nas escolas ainda há influência das tendências tradicionais. Costuma não ser difícil convencer os educadores da importância do jogo no desenvolvimento humano, porém, convencê-los disto para se obter a aprendizagem, não é fácil.
Achei valiosas as idéias de Tânia Ramos Fortuna, como: “A sala de aula é um lugar de brincar se o professor consegue conciliar os objetivos pedagógicos com os desejos dos alunos. Para isto é necessário encontrar o equilíbrio sempre móvel entre o cumprimento de suas funções pedagógicas- ensinar conteúdos e habilidades, ensinar a prender – e psicológicas – contribuir para o desenvolvimento da subjetividade, para a construção do ser humano autônomo e criativo – na moldura do desempenho da funções sociais- preparar para o exercício da cidadania e da vida coletiva, incentivar a busca da justiça social e da igualdade com respeito à diferença.”
“A verdadeira contribuição que o jogo dá a Educação é ensiná-la a rimar aprender com prazer.”
“E onde está o prazer no jogo? Naquilo que o caracteriza: espontaneidade , improdutividade, trânsito entre a realidade externa e interna, interatividade, simbolismo constantemente recriado, desafio e instigação, mistério, imponderabilidade e surpresa.”- ( Sala de aula é lugar de brincar?- páginas 5, 6 e 7).
Para mim ficou ainda mais importante a idéia de conciliar o jogo com o processo ensino aprendizagem, pois, a criança aprende mais com o mesmo- o lúdico.
É comum, para mim, realizar o jogo do BINGO na sala de aula. Os alunos, escolhem palavras do quadro geral, já aprendidas e, montam suas cartelas. Então, vou falando as palavras e ganha quem preencher primeiro a sua cartela, com palavras por mim faladas. É uma alegria só quem primeiro preenche a cartela, com milhos. Quem grita bingo ganha um prêmio, uma pequena lembrança.
Ressalto o quanto achei importante uma frase que está na página 5 do texto : Sala de aula é lugar de brincar? E que resume a minha aprendizagem enquanto professor:
“Por fim, enquanto a aprendizagem é apropriação e internalização de signos e instrumentos num contexto de interação, o brincar é apropriação ativa da realidade por meio de representação; a brincadeira é por conseguinte, uma atividade análoga à aprendizagem.”
Faço além do BINGO DE PALAVRAS, demais atividades lúdicas como: dominó de palavras, jogos de memória e outros. Estas, contribuem muito para aprendizagem dos educandos. Tenho certeza que estas brincadeiras não são alienantes, nem tão pouco é o prazer que tais proporcionam aos alunos.
É preciso entender que o brinquedo, a brincadeira e o jogo, enfim o lúdico, interage no processo “sensível” da socialização e da prendizagem.

2 comentários:

Cíntia Inês Boll disse...

Oi Gazy, mas que mais? Aposto que terminastes o semestre com novos jogos e brinacadeiras na sala de aula... Quais foram estas novas aquisições? Me diz! Abraço e beijo.PS.: Se não fizestes esta investida, quem sabe pode ser a idéia para teu Plano de Estudos?? Aguardo.

Leonardo Porto disse...

Prezada Graziela,

voc~e ainda não fezx nenhuma postagem neste semestre, vamos reverter esta situação?
Leonardo.